Receita lança ferramenta "Proteção do CPF"
com informações da receita federal

Essa nova funcionalidade permite que o cidadão impeça a inclusão indesejada do seu CPF no quadro societário de empresas e demais sociedades. É gratuita, protege o CPF em todo o território nacional e abrange diversos órgãos registradores, incluindo o MEI e Inova Simples. Caso deseje participar de algum CNPJ, o cidadão pode reverter o impedimento de forma simples, acessando a mesma funcionalidade e alterando a situação.
Este recurso marca um avanço na segurança digital e na proteção dos dados dos cidadãos. Com o aumento das tentativas de fraude envolvendo dados pessoais e a crescente sofisticação das ameaças cibernéticas, tornou-se essencial desenvolver medidas proativas para garantir a segurança das informações dos brasileiros. Para acessar a funcionalidade, o cidadão deve entrar no Portal Nacional da Redesim, disponível em https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim e também no canal de Serviços Digitais da Receita Federal em https://servicos.receitafederal.gov.br, selecionar a opção "Proteger meu CPF" e fazer login com sua conta GOV.BR.
Em dezembro de 2023, o Governo Federal alcançou 51 milhões de contas gov.br nível Ouro, 24,2 milhões de contas nível Prata e 79,8 milhões de contas nível Bronze. Esse novo recurso tem o potencial de atender mais de 155 milhões de brasileiros.
Acesso à Funcionalidade:
Canais Disponíveis: Através do Portal Nacional da Redesim e do canal de Serviços Digitais da Receita Federal.
Login Necessário: Os cidadãos devem acessar com sua conta GOV.BR.
Com mais de 155 milhões de contas cadastradas no Governo Federal, muitos brasileiros podem se beneficiar dessa nova ferramenta. Em meio ao aumento de tentativas de fraude e sofisticação das ameaças cibernéticas, é essencial desenvolver medidas proativas.