Desafios de MEI que faz a transição para Microempresa

JULIANA MORATTO, portal contábeis - 2024

Se você é um microempreendedor individual (MEI) e seu negócio está crescendo, pode ser que você precise mudar para o regime de microempresa (ME). Isso acontece quando você fatura mais de R$ 81 mil por ano, ou quando você precisa contratar mais gente, mudar o tipo de empresa, abrir filiais ou atuar em outras áreas que não são permitidas para o MEI.


Mudar de MEI para ME não é uma decisão simples. Você precisa estar preparado para as mudanças na gestão e nos impostos que você vai pagar. Por exemplo, se você faturar R$ 180 mil por ano, você vai pagar uma porcentagem diferente sobre o seu faturamento bruto, dependendo do seu ramo de atividade: 4% se for comércio, 4,5% se for indústria e 6% se for serviços. Além disso, você vai pagar 11% de contribuição previdenciária sobre o salário mínimo, em vez dos 5% que você pagava como MEI. E você vai ter que fazer isso em um documento separado, até o dia 20 de cada mês.


Outra coisa que você precisa fazer é registrar a sua empresa na Junta Comercial do seu estado.


Para isso, é bom contar com a ajuda de um contador profissional, que vai te orientar e fazer todo o processo de forma correta e rápida.


O contador também vai ser um aliado importante nessa nova fase do seu negócio. Ele vai te ajudar a cumprir as obrigações do dia a dia e a tomar as melhores decisões financeiras para o seu crescimento.


MICROFISCO CONSULTORIA • 13 de fevereiro de 2024

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM NAS SUAS REDES SOCIAIS

Por MICROFISCO CONSULTORIA 20 de agosto de 2025
Manual Tecnico em Operações Fiscais com Dropshipping
Por MICROFISCO CONSULTORIA 25 de outubro de 2024
com informações da receita federal