STJ aprova cobrança de IRRF e Cide sobre serviços de telefonia internacional

JULIANA MORATTO, portal contábeis - 2023

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, validar a cobrança do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre valores enviados ao exterior para pagamento de serviços de telefonia internacional (tráfego sainte). A decisão favorece a Fazenda Nacional e autoriza a cobrança contra as empresas Oi e Telemar.

Anteriormente, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) havia se posicionado a favor das companhias de telefonia, afastando a incidência do IRRF e da Cide sobre as operações em questão. O tribunal de origem aplicou o Regulamento de Melbourne, na Austrália, para evitar a bitributação, já que os valores são tributados no destino.

No entanto, os ministros do STJ entenderam que o Regulamento de Melbourne não foi incorporado à Constituição nem à Convenção da União Internacional de Telecomunicações e possui natureza meramente complementar a esses instrumentos.

Além disso, os acordos complementares que geram encargos ou compromissos ao patrimônio nacional, como a isenção do IRRF e da Cide pretendida pelas empresas, devem ser aprovados pelo Congresso Nacional, o que não ocorreu com o Regulamento de Melbourne.

Os ministros destacaram que, mesmo se o regulamento tivesse sido internalizado, ele não autorizaria a isenção do IRRF e da Cide sobre as remessas ao exterior para pagamento de serviços telefônicos, uma vez que não há previsão específica para isso.

Apesar de autorizar a cobrança dos tributos, o STJ devolveu o processo ao TRF2 para análise do pedido subsidiário da Oi e da Telemar. As empresas solicitam que a tributação seja limitada aos montantes líquidos efetivamente pagos, remetidos ou creditados às pessoas jurídicas estrangeiras, após o abatimento dos créditos devidos.


MICROFISCO CONSULTORIA • 27 de abril de 2023

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM NAS SUAS REDES SOCIAIS

Por MICROFISCO CONSULTORIA 20 de agosto de 2025
Manual Tecnico em Operações Fiscais com Dropshipping
Por MICROFISCO CONSULTORIA 25 de outubro de 2024
com informações da receita federal