Receita Federal realizará live para divulgar os resultados do Evento Colabora sobre a simplificação do registro e legalização de empresas e negócios

RECEITA FEDERAL

A Receita Federal, por meio da Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros – COCAD, divulgará os resultados do “Evento Colabora - Conectando experiências com o Portal de Negócios da Redesim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios)”, que aconteceu em Belo Horizonte, no período de 16 a 18 de agosto de 2023.

Além da apresentação de resultados, haverá debates com representantes das Juntas Comerciais, da classe contábil e empresarial presentes no evento, visando conhecer com maior profundidade os resultados, as expectativas e a percepção de futuro do processo de registro e legalização de empresas e negócios.

O evento COLABORA promoveu uma escuta empática das necessidades, dificuldades e expectativas dos usuários e atores da Redesim, com vistas a evolução dos sistemas, bem como do processo de negócio. O objetivo é tornar o ambiente de negócios simples e mais fácil não só para a abertura, mas também nas alterações e baixas, ou seja, permeando todo o ciclo de vida de uma empresa e com tendo como foco a perspectiva do cidadão.

Os principais resultados encontrados e, priorizados pelos participantes do evento foram:

  • · Falta de integração do processo de abertura de empresas com a opção pelo Simples Nacional;
  • · Grande Quantidade de dispositivos legais e infralegais que sobrepõem as diretrizes e entendimento da Lei da Redesim.
  • · Diversidade de Fluxo, procedimentos e regras, contrapondo as diretrizes da Redesim;
  • · Falta de um Integrador Nacional único que promova jornada empreendedora padronizada em todos os Estados/DF.

Durante o evento foram mapeados diversos aspectos interessantes e os resultados foram classificados e quantificados em grupos para facilitar a compreensão:

  • · Integração – Pontos em que o sistema deveria estar integrado com outros sistemas e/ou outras bases de dados – 32 itens;
  • · Entrada de Dados – Problemas que dizem respeito à entrada de dados do sistema e que poderiam ser otimizados – 21 itens;
  • · Regulamentação – Ausência de ato regulatório que contribua para a padronização do processo nos âmbitos federal, estaduais e municipais – 19 itens;
  • · Arquitetura da Informação – Problemas de organização das telas e da sequência das funcionalidades dentro do sistema – 17 itens;
  • · Outros problemas relacionados a canais de atendimento, comunicação e navegação – 6 itens.

Entidades que participaram do evento COLABORA: ocorrido em Belo Horizonte no período de 16 a 18 de agosto:

  • · Receita Federal do Brasil;
  • · Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
  • · Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
  • · Contadores;
  • · Empresários de pequenos, médios e grandes negócios;
  • · Banco do Brasil;
  • · Advogados;
  • · Secretarias de Estado da Fazenda e de Finanças dos municípios;
  • · Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas;
  • · Juntas Comerciais;
  • · Órgãos de Licenciamento de Atividades: Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Regulação Urbana;
  • · Prefeituras Municipais.

O Colabora foi o primeiro evento da Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios que reuniu, em um só lugar, tanto os usuários do sistema, quanto os atores intervenientes que fazem parte da regulação de atos cadastrais que visam a abertura, alteração e baixa de pessoas jurídicas.

Clique aqui para assistir a live pelo YouTube e aqui para acessar pelo teams.

 


MICROFISCO CONSULTORIA • 27 de setembro de 2023

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