IR 2023: caiu na malha fina? Passo a passo para regularizar a situação

IZABELLA MIRANDA, portal contábeis - 2023

Com o fim do prazo da entrega do Imposto de Renda (IR) 2023, é hora dos contribuintes acompanharem o status das suas declarações. Ou seja, diferente do que muitos pensam, o trabalho com o IR não acaba ao fazer o envio e o acompanhamento deve ser feito.

A Receita Federal libera em seu site a consulta da situação de cada contribuinte, que pode acompanhar a inclusão nos lotes de restituição caso haja valores a receber e também mostra caso a declaração tenha alguma pendência, resultando na malha fina.

Se o contribuinte caiu na malha fina do IR, basta manter a calma e saber que nem tudo está perdido, já que é possível regularizar a situação. A Receita aconselha que aqueles que se encontrarem nessa situação devem conferir o extrato do envio, para verificar qual a pendência e retificar a declaração.


Como saber se está na malha fina do Imposto de Renda?O extrato da declaração pode ser conferido pelo Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal e pode ser acessado utilizando o login do Portal Gov.Br.

Uma vez dentro do site, o contribuinte deve acessar a opção “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela, onde aparecerá uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a declaração deste ano para conferir se o documento caiu na malha fina e o motivo da pendência.


Como resolver a malha fina do Imposto de RendaA primeira opção para resolver a malha fina é realizar uma declaração retificadora, sem que haja multa para isso. A nova declaração será processada e voltará para a fila, caso haja restituição, e substituirá a antiga.

O ideal é efetuar o procedimento acima o mais rápido possível, pois se houver intimação ou notificação da Receita, não será possível retificar a declaração. Nessa situação, o contribuinte pode apresentar os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendências.

O processo digital da malha fiscal também pode ser feito pelo e-Cac, basta entrar no espaço “Onde encontro” e consultar o campo “Malha Fiscal – Atendimento”.

Se o contribuinte estiver com dúvidas sobre quais documentos enviar com antecedência, ele pode aguardar comunicado da Receita com o detalhamento do que precisa ser apresentado e um prazo de entrega.


MICROFISCO CONSULTORIA • 2 de junho de 2023

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM NAS SUAS REDES SOCIAIS

Por MICROFISCO CONSULTORIA 20 de agosto de 2025
Manual Tecnico em Operações Fiscais com Dropshipping
Por MICROFISCO CONSULTORIA 25 de outubro de 2024
com informações da receita federal