ECF 2023: profissionais contábeis pedem prorrogação

DANIELLE NADER, portal contábeis - 2023

O prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) termina no dia 31 de julho. O objetivo da obrigação é reportar informações contábeis e fiscais das empresas. Muitos desses dados são extraídos da Escrituração Contábil Digital (ECD) .

Como a ECD foi prorrogada em 2023, passando de 31 de maio para 30 de junho, profissionais contábeis têm se questionado sobre a possibilidade do adiamento da ECF. 

Originalmente, a norma prevê que a ECF deverá ser apresentada 60 dias após a entrega da ECD, o que abre uma possibilidade para a prorrogação. No entanto, até o momento a Receita Federal não se manifestou sobre o assunto.

O contador e sócio da DWC Contábil, Danilo Campos, acredita que a obrigação pode ser prorrogada.

“Em um ano com tantas alterações em nossa rotina, como a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) e as Retenções e Outras Informações Fiscais (Reinf), por exemplo, acredito que a prorrogação é de extrema importância para uma entrega eficaz da ECF”, defende o empresário.

Para ele, a prorrogação seria uma visão branda da Receita para a rotina de obrigações acessórias das empresas no cenário atual.


ECFA ECF tem o objetivo de reportar informações contábeis e fiscais das empresas. É uma obrigação acessória que deve ser entregue anualmente pelas pessoas jurídicas no Brasil, e tem a finalidade de consolidar os dados contábeis e fiscais das empresas para fins tributários.

A ECF substituiu a antiga Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e visa fornecer à Receita Federal uma visão ampla e detalhada da situação contábil e fiscal das empresas, permitindo a fiscalização e o controle das atividades tributárias.

Por meio da ECF, as empresas devem informar dados como o Lucro Real, Presumido ou Arbitrado, os ajustes ao lucro contábil para fins fiscais, as bases de cálculo e apuração dos principais tributos federais, como Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , entre outras informações relevantes para a apuração dos tributos devidos.

O correto preenchimento da ECF é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal, garantir a conformidade fiscal e evitar possíveis autuações e penalidades decorrentes de erros ou omissões nas informações prestadas. 

Portanto, é essencial que as empresas estejam atentas aos prazos e às regras estabelecidas para a entrega da ECF e que mantenham seus registros contábeis em conformidade com a legislação vigente.

MICROFISCO CONSULTORIA • 20 de julho de 2023

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM NAS SUAS REDES SOCIAIS

Por MICROFISCO CONSULTORIA 20 de agosto de 2025
Manual Tecnico em Operações Fiscais com Dropshipping
Por MICROFISCO CONSULTORIA 25 de outubro de 2024
com informações da receita federal